Notícias de saúde

Estudo associa obesidade a um maior risco de doença periodontal

07 de abril de 2009 (Bibliomed). A obesidade pode aumentar os riscos de desenvolver doença periodontal – condição que afeta os tecidos em torno dos dentes (gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes) –, segundo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.

De acordo com os autores, os resultados oferecem as primeiras evidências claras da associação entre obesidade e o risco de doença periodontal. “Dada a alta prevalência de obesidade e doença periodontal, essa associação pode ser de substancial importância para a saúde pública”, explicaram.

A análise de quase 37 mil homens livres de periodontite no início do acompanhamento, que durou 16 anos, indicou que a obesidade (índice de massa corporal maior que 30) estava significativamente associada com um aumento de 25% a 29% no risco da doença, em relação ao peso normal (IMC entre 18,5 e 24,9). Além disso, ter circunferência da cintura maior que 101,5 cm aumentaria o risco em 19%, em relação a medidas menores.

Os resultados mostraram também que a relação cintura-quadril poderia indicar o risco de doença periodontal. E as associações do índice de massa corporal e da circunferência da cintura – que indica obesidade abdominal – com a doença eram significativas inclusive entre os não-diabéticos e aqueles que nunca fumaram, que normalmente apresentam menos probabilidade de ter a doença. 

Fonte: EurekAlert. Public release. 04 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários