Notícias de saúde

Extrato de uva pode combater bactéria causadora da gastrite, diz estudo

06 de março de 2009 (Bibliomed). Um novo estudo da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, indica que extratos de uva e seus compostos são eficazes em inibir a bactéria Helicobacter pylori, uma das principais causadoras de gastrite.

De acordo com os autores, a terapia com antibióticos é comprovadamente eficaz para um alívio inicial, porém, com o tempo, a bactéria pode adquirir resistência ao medicamento, levando o paciente a recaídas. E, apesar de extratos naturais de outras plantas, como brócolis, alho e chá verde já terem sido testados contra a bactéria, ainda não havia sido avaliadas as uvas, com seus altos níveis de antioxidantes e polifenóis.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos anti-bacterianos de extratos de diversos tipos de uva, assim como de compostos puros das uvas, como o resveratrol, ácido elágico e miricetina, em culturas de H. pylori. E, após 24 horas de tratamento, os resultados indicaram que um extrato da pele da uva muscadina teria o maior efeito anti-H. pylori, seguida de seu extrato total e das sementes.

Além do extrato da uva, dois compostos isolados – o resveratrol e o ácido elágico inibiram a bactéria. “Neste estudo, extratos de uva e seus compostos foram eficazes em inibir H. pylori in vitro, com maior eficácia do extrato da pele da uva muscadina”, escreveram os autores.

Fonte: Applied and Environmental Microbiology. Fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários