Notícias de saúde

Estudo revela efeitos negativos das batatas chips para o sistema cardiovascular

17 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Um estudo da Sociedade Polonesa de Pesquisa da Aterosclerose indica que o consumo de alimentos como as batatas chips e as fritas podem aumentar o risco de doença cardíaca. Além disso, segundo os autores, uma substância chamada acrilamida, presente nesses alimentos é associada a problemas no sistema nervoso e possivelmente ao câncer.

Na pesquisa, após ingerirem grandes quantidades de batatas chips – o equivalente a 157 microgramas de acrilamida diariamente – por quatro semanas, os participantes do estudo tiveram mudanças negativas no colesterol ruim (LDL), nos níveis de marcadores inflamatórios no sangue e nos antioxidantes que ajudam a eliminar a acrilamida. E, de acordo com os especialistas, todos esses fatores podem aumentar o risco cardiovascular.

Os pesquisadores destacam que mais estudos são necessários para avaliar os efeitos do consumo, em longo-prazo, de uma quantidade “mais real” de acrilamida – entre 20 e 30 microgramas por dia.

“Os consumidores podem reduzir sua exposição à acrilamida limitando sua ingestão de batatas chips e batatas fritas, escolhendo uma variedade de frutas, vegetais, grãos integrais, carne magra, laticínios pobres em gordura, e parando de fumar, que é a fonte principal de acrilamida”, destacou Mary Ann Johnson, porta-voz da Sociedade Americana de Nutrição.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition. 21 de janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários