Notícias de saúde

Preparando os chamados “bons” alimentos

24 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Quando se trata dos chamados bons alimentos e maus alimentos, é muito fácil separar uma salada verde de um pedaço de torta. Mas alguns alimentos saudáveis ​​podem se tornar menos benéficos simplesmente por causa da maneira como são cozidos.

Pesquisadores analisaram três anos de padrões alimentares de crianças entre 7 e 13 anos que ganharam peso excessivo nesse período e identificaram os alimentos com maior probabilidade de serem culpados.

Alimentos apresentados como pastas tais como a manteiga, as sobremesas, doces e bebidas açucaradas e carnes processadas estavam na lista. Mas também as aves e peixes quando empanados e batidos, e batatas cozidas em óleo - de batatas fritas a chips. Nestes casos, os métodos de cozimento prejudicaram o valor dos alimentos saudáveis.

Os pesquisadores ressaltaram que, quando cozidas ou prensadas sem qualquer gordura, as batatas são satisfatórias, mas não associadas a ganho de peso indesejado. Claro, não forem usados os revestimentos, o frango e o peixe também não levarão a quilos em excesso.

Os pesquisadores também destacaram grãos integrais e cereais ricos em fibras como bons alimentos que não levam ao excesso de peso. Estes também são ricos em fibras, o que é importante tanto para crianças quanto para adultos - e muitas crianças gostam muito destes alimentos.

O conselho final: preparar alimentos saudáveis ​​de forma saudável para que as crianças - assim como a mamãe e o papai - recebam nutrientes vitais sem calorias indesejadas que vêm de técnicas de cozimento, tais como panificação e frituras.

Fonte: Harvard’s Nutrition Source: Kid’s Healthy Eating Plate.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários