Notícias de saúde

Chá verde pode ajudar contra artrite reumatóide, indica estudo

30 de dezembro de 2008 (Bibliomed). O consumo de chá verde pode ajudar a proteger contra artrite reumatóide – doença inflamatória das articulações que afeta cerca de um milhão de brasileiros –, segundo estudo do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa dos Estados Unidos.

A condição é caracterizada por dores nas juntas, rigidez, inflamação, inchaço e, algumas vezes, por danos graves às articulações. E o tratamento padrão inclui drogas antiinflamatórias não-esteróides, cujo uso prolongado pode causar efeitos adversos e desconfortos. 

O novo estudo, realizado por pesquisadores das universidades de Maryland e Rutgers, nos Estados Unidos, indica que o chá verde pode ter essa mesma propriedade antiinflamatória, mas sem os inconvenientes das drogas que tratam a artrite.

Os pesquisadores examinaram os efeitos dos compostos antioxidantes do chá, chamados polifenóis, em ratos. Alguns animais consumiram o chá em sua água, enquanto outros tomavam água pura de uma a três semanas antes de serem injetados com uma proteína (Bhsp65) que induzia a artrite. E eles descobriram que o chá verde reduzia significativamente a severidade da artrite.

De acordo com os cientistas, o chá verde provoca mudanças nas respostas imunológicas relacionadas à condição inflamatória. Os resultados indicaram que o chá suprime a citocina IL-17 (substância inflamatória) e anticorpos para a proteína Bhsp65, além de aumentar a produção da citocina IL-10 (substância antiinflamatória).

Baseados nos resultados, eles recomendam que o uso da bebida seja explorado como uma terapia complementar aos tratamentos convencionais para o controle da artrite reumatóide.

Fonte: National Center for Complementary and Alternative Medicine. Dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários