Notícias de saúde

Uma a cada quatro crianças que dormem pouco adquire sobrepeso

20 de novembro de 2008 (Bibliomed). Um quarto das crianças que dormem menos de 10 horas por noite adquire sobrepeso aos seis anos de idade, segundo estudo da Universidade de Montreal, no Canadá. E, de acordo com os autores, cerca de 90% das crianças com idades entre seis meses e seis anos têm pelo menos um problema relacionado ao sono, como terror noturno, ranger de dentes ou xixi na cama.

Os especialistas destacam que, para a maioria, é uma fase passageira, mas pelo menos 30% das crianças nessa idade têm dificuldades em dormir seis horas seguidas – seja porque não conseguem cair no sono, ou por não permanecerem dormindo. E esses problemas de sono podem estar associados a problemas de aprendizado e até ao risco de sobrepeso e hiperatividade.

Avaliando dados de mais de mil crianças, os pesquisadores descobriram que 26% das crianças que dormem menos de 10 horas por noite entre os dois anos e meio e os seis anos apresentam sobrepeso – 18,5% estão acima do peso ideal, enquanto 7,4% são classificados como obesos. Essa taxa de sobrepeso cai para 15% entre aqueles que dormem 10 horas por noite, e para 10% entre os que dormem 11 horas.

Os pesquisadores acreditam que a razão para essa relação está em mudanças hormonais causadas pela falta de sono. “Quando dormimos menos, nosso estômago secreta mais do hormônio que estimula o apetite”, explicou o pesquisador Jacques Montplaisir, do Hospital Sacré-Coeur. “E também produzimos menos do hormônio cuja função é reduzir o consumo de alimentos”, completou. E as sonecas não amenizavam o problema.

Além disso, a falta de sono foi associada à hiperatividade – 22% das crianças que dormiam menos de 10 horas dos dois aos seis anos de idade eram hiperativas aos seis anos, o dobro da taxa daquelas que dormiam de 10 a 11 horas por noite. E aquelas que dormiam pouco tinham pior desempenho em testes cognitivos. Por isso, os especialistas defendem intervenções, desde o início da vida, para melhorar o sono das crianças e sua qualidade de vida.

Fonte: EurekAlert. Public release. 18 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários