Publicidade

Notícias de saúde

Crianças com problemas de sono têm mais sintomas gastrointestinais, diz estudo

09 de outubro de 2008 (Bibliomed). Crianças com problemas de sono são mais propensas a apresentar sintomas gastrointestinais, como azia, dores, cólicas e vômitos, segundo estudo apresentado no Encontro Científico Anual do American College of Gastroenterology. “O sono tem uma influência significativa no trato gastrointestinal superior. Como resultado, há substancial literatura explorando a associação entre sintomas gastrointestinais, particularmente refluxo gastroesofágico, e sono em adultos”, escreveram os autores.

Para avaliar essa relação em crianças, os pesquisadores, por cinco anos, aplicaram questionários para os pais de mais de 7 mil crianças, e, depois, selecionaram 687 crianças para participar da fase II do estudo, com avaliações do histórico médico detalhado, exames físicos e avaliação do sono. Entre os participantes, 39% apresentavam distúrbios de sono – problema para cair no sono ou falta de descanso freqüente ou muito freqüente. 

Os dois grupos não apresentaram diferenças em relação a gênero, ao índice de massa corporal por idade e ao índice de apnéia. Porém, as análises mostraram que o grupo com distúrbios do sono apresentava, com maior freqüência, azia (7,5% das crianças, contra apenas 3,6% daqueles com sono normal), dor e cólica (12,4%, contra 6,7%), vômitos (4,1%, contra 1,4%) e outros sintomas gastrointestinais (10,2%, contra 5,7%).

“Nessa amostra baseada na população de crianças mais novas, os sintomas relacionados ao sistema gastrointestinal eram mais comuns em crianças que também tinham distúrbios do sono”, concluíram os autores.

Fonte: ACG 2008 Annual Scientific Meeting. 05 de outubro de 2008

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: