Notícias de saúde

Prevenção a doenças cardiovasculares é destaque no Dia Mundial do Coração

26 de setembro de 2008 (Bibliomed). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que as doenças do coração matam 17,5 milhões de pessoas todo ano no mundo – um terço dos óbitos mundiais. Para reduzir esses números, em ocasião ao Dia Mundial do Coração, comemorado no próximo domingo, dia 28, sociedades médicas internacionais divulgam as cinco principais medidas preventivas para a redução dos problemas cardiovasculares em pacientes de risco.

Em um novo relatório sobre o tratamento de pacientes com risco cardiovascular, elaborado por três das principais organizações médicas norte-americanas de saúde, os especialistas recomendam parar de fumar, reduzir o peso, baixar os níveis de colesterol, controlar o diabetes, além do uso contínuo da aspirina. Segundo eles, essas medidas preventivas poderiam reduzir em até 63% a ocorrência de infartos e em 31% de derrame nas próximas três décadas.

O relatório foi emitido pela American Câncer Society, American Diabetes Association e a American Heart Association, e publicado nas revistas cientificas Circulation e Diabetes Care. Ele indica que mais de 78% dos adultos norte-americanos devem seguir pelo menos uma dessas medidas preventivas.

“A doença aterosclerótica é multifatorial e, para uma prevenção eficaz, devemos conhecer os fatores de risco e atuar sobre eles.” explica Andréia Assis Loures Vale, presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia. O estilo de vida inadequado – sedentarismo, tabagismo, obesidade – e problemas como diabetes, hipertensão arterial e histórico familiar, aumentam os riscos, mas também podem ser controlados com mudanças de hábitos e medicamentos.   

Campanha Nacional de Prevenção do Risco Cardiometabólico

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade da população, representando 31,5% dos óbitos.  Para mudar esse quadro, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a empresa farmacêutica Sanofi-Aventis lançam a Campanha Nacional de Prevenção do Risco Cardiometabólico.

O objetivo da campanha, que vai até o dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, é de conscientizar a população sobre a importância de prevenir e controlar os fatores de risco que prejudicam a saúde cardíaca, como obesidade abdominal, índices elevados de triglicérides (gordura) no sangue, altas taxas de glicemia (açúcar), além de baixos níveis de “bom” colesterol (HDL).

Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, será realizada, nesta sexta-feira, dia 26, uma feira de saúde no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), com seis estandes com atendimento gratuito para a população. O público receberá informações sobre os fatores de risco cardiometabólico e poderão fazer exames diversos.

Mais informações pelo site: http://www.atmosferafeminina.com.br/campanha_coracao/home/index.asp

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários