Notícias de saúde

Novo tratamento contra o câncer será testado em humanos

07 de julho de 2008 (Bibliomed). Um teste clínico irá avaliar se um novo tratamento contra o câncer é tão eficaz em humanos quanto foi em testes com ratos. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, o tratamento envolve a transfusão de glóbulos brancos granulócitos de jovens doadores saudáveis – cujo sistema imunológico produz células com altos níveis de atividades anti-câncer – para pacientes com câncer avançado.

De acordo com os autores, um tratamento similar usando glóbulos brancos de ratos resistentes ao câncer curou 100% dos roedores com câncer avançado. E a esperança é que os resultados sejam os mesmos em humanos já que "estudos laboratoriais indicam que essa habilidade de combate ao câncer é ainda maior em seres humanos saudáveis".

Os pesquisadores selecionarão 100 doadores saudáveis com 50 anos ou mais de idade que possuem glóbulos brancos com alta capacidade de combater tumores. E farão o transplante em 22 pacientes com tumores sólidos que não respondem ao tratamento convencional.

O objetivo desta fase II do estudo é examinar se os pacientes podem tolerar uma quantidade suficiente de granulócitos transplantados para o tratamento. Após três meses, eles serão avaliados para analisar se o tratamento teve bons resultados. Se for provado o sucesso, os pesquisadores irão avaliar se o tratamento pode ser mais bem direcionado para certos tipos de câncer.

Fonte: HealthDay. 30 de junho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários