Notícias de saúde

Dispositivo eletrônico portátil pode prevenir enxaquecas, diz estudo

30 de junho de 2008 (Bibliomed). Um dispositivo eletrônico de mão que transmite pulsos magnéticos pode prevenir enxaqueca. Um estudo apresentado, na última semana, no encontro anual da American Headache Society, em Boston, indica que o equipamento pode ser uma alternativa segura e eficaz ao tratamento tradicional.

A enxaqueca é um problema muito comum – estudos mostram que uma a cada cinco pessoas no mundo sofre da doença. Além de dor de cabeça forte, a pessoa com enxaqueca pode apresentar uma série de outros sintomas, como náuseas, vômitos, tonturas, visão embaçada e formigamentos pelo corpo.

Avaliando mais de 160 pacientes, os cientistas da Universidade do Estado de Ohio observaram que quase 40% daqueles tratados com o dispositivo, chamado de "estimulador magnético transcraniano", ficaram livres da dor duas horas após o tratamento.

De acordo com os pesquisadores, o equipamento interrompe a fase da aura, que ocorre com alguns pacientes, marcada por distúrbios visuais, como cegueira parcial e visões de pontos luminosos, antes da dor de cabeça.

Por causa da ausência de efeitos colaterais nos testes e porque, segundo especialistas, apenas 50% a 60% dos pacientes respondem bem aos tratamentos medicamentosos tradicionais, os autores classificam o novo dispositivo como promissor no tratamento de enxaqueca com aura.

Fonte: Irish Health. 26 de junho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários