Notícias de saúde

Chance de surgimento de verrugas genitais aumenta com o número de parceiros

07 de abril de 2008 (Bibliomed). As verrugas genitais, uma doença sexualmente transmissível comum, são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Pesquisas anteriormente realizadas indicam que mais de 90% das verrugas genitais são causadas por duas variedades de HPV, tipos 6 e 11. Uma vacina para prevenir estas duas variedades de HPV (e mais outras duas variedades) foi aprovada dois anos atrás para ser usada por menisas e mulheres com idades dos 9 aos 26 anos. Nos Estados Unidos, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) recomenda que garotas de 11 e 12 anos recebam a vacina, que é aplicada em 3 injeções.

A vacina também é recomendada para garotas e mulheres com idades de 13 a 26 anos que ainda não completaram a vacinação.

Segundo o CDC, cerca de metade dos homens e das mulheres sexualmente ativos dos Estados Unidos irão apresentar uma infecção genital pelo HPV, em algum momento de suas vidas.

Uma nova pesquisa norte-americana chamada National Health and Nutrition Examination analisou 8.849 homens e mulheres sexualmente ativos com idades entre 18 e 59 anos, no período entre 1999 e 2004. O estudo foi publicado no número de abril de 2008 da revista Sexually Transmitted Diseases.

Dez por cento das mulheres com idades entre 25 e 34 anos receberam o diagnóstico de verrugas genitais, comparado com 6% dos homens com idades entre 35 e 44 anos. Verificou-se ainda no estudo que quanto maior o número de parceiros sexuais tinha o indivíduo, maior era o risco de surgimento de verrugas genitais.

Fonte: Sexually Transmitted Diseases, April 2008; vol 35: pp 357-360.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários