Notícias de saúde

Obesidade: associação com transtorno de hiperatividade e déficit de atenção?

26 de fevereiro de 2008 (Bibliomed). O transtorno de hiperatividade e déficit de atenção é um distúrbio mais freqüentemente visto em crianças, em especial na idade escolar (5 a 10 anos) e principalmente em meninos. Seus principais marcos são a desatenção e uma agitação fora do comum. Essas situações, embora possam normalmente ser encontradas em pessoas comuns, se tornam um problema quando interferem significativamente na capacidade do indivíduo de se concentrar e aprender ou mesmo de se comportar adequadamente. Quando isso ocorre, temos o desenvolvimento do transtorno.

Apesar do conhecimento desse distúrbio, a sua causa ainda não foi bem esclarecida. Entretanto, um artigo publicado recentemente na revista médica Journal of Psychosomatic Reserch aponta para uma possível predisposição de crianças obesas com distúrbios do sono ao desenvolvimento do transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.

Segundo os pesquisadores italianos da Universidade de Verona, crianças obesas apresentam mais freqüentemente o hábito de dormir durante o dia. E essa alteração no padrão normal de sono parece ser um fator predisponente à ocorrência do transtorno de hiperatividade e déficit de atenção. O surgimento desse distúrbio, contudo, parece se manifestar independentemente da existência de sintomas de depressão e ansiedade.

Apesar dos achados encontrados, mais estudos sobre o tema deverão ser realizados na tentativa de se esclarecer a relação entre alteração do sono e o transtorno em indivíduos obesos. Todavia, os investigadores sugerem que pacientes obesos com distúrbios do sono sejam sistematicamente avaliados quanto à possibilidade de terem o transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.

Fonte: Journal of Psychosomatic Research; 63 (6): 587 – 590 (December 2007)

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários