Notícias de saúde

Suplemento Pode Aumentar Absorção de Cálcio em Adolescentes

Por Todd Zwillich

Nova York (Reuters Health) - Um suplemento dietético com carboidrato pode aumentar a quantidade de cálcio que as meninas adolescentes absorvem de suas dietas, conforme resultados de um estudo financiado pela indústria a ser divulgado no Congresso Mundial de Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição em Boston, Massachusetts.

O suplemento é uma forma de inulina, um polissacarídeo de origem vegetal (açúcar), e pareceu aumentar em cerca de 20 por cento a quantidade de cálcio absorvida por meninas em uma dieta experimental com alta dose de cálcio.

Os estudos têm associado o aumento da absorção de cálcio na adolescência a baixos riscos de osteoporose em idade mais avançada. No entanto, conforme Steven Abrams, chefe da equipe e professor de pediatria da Faculdade de Medicina Baylor de Houston (Texas), os pesquisadores ainda não sabem se os suplementos têm o mesmo efeito quando combinados com dietas de média ou baixa quantidade de cálcio consumidas por muitas meninas.

No estudo, 28 meninas entre 11 e 14 anos de idade beberam, durante três semanas, suco de laranja reforçado com cálcio, mais o suplemento inulina ou o placebo (substância inativa).

Depois de uma parada de duas semanas, as meninas que receberam o suplemento de inulina na primeira fase beberam suco de laranja com placebo e aquelas que tomaram placebo, beberam suco com o suplemento.

As meninas absorveram 416 mg de cálcio de uma dieta de 1.300 mg de cálcio quando beberam o suco sem suplemento. A absorção subiu para uma média de 494 mg quando bebiam suco com o suplemento, uma diferença de 18 por cento.

Alguns fabricantes de alimentos estão pensando em adicionar inulina aos alimentos para reforçar o cálcio biodisponível.

Conforme Abrams disse à Reuters Health, esse estudo mostra que "do ponto de vista da (absorção) do cálcio pode ser uma boa idéia".

A pesquisa, no entanto, não observou a dieta diária das meninas, que muitas não contêm a quantidade recomendada de cálcio.

"É provável que o benefício (da inulina) esteja presente em pequena ingestão mas até agora não sabemos", disse Abrams.

O estudo foi financiado pela Orafti, empresa que fabrica uma forma de inulina disponível comercialmente.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários