Notícias de saúde

Reposição de cálcio parece trazer benefício nos níveis de colesterol

26 de Abril de 2002 (Bibliomed). Em mulheres após a menopausa, o uso de suplementos alimentares contendo cálcio pode aumentar o nível do bom colesterol – colesterol HDL – que protege os vasos sangüíneos da ação do mau colesterol – colesterol LDL – segundo mostra um estudo feito na Nova Zelândia.

Este estudo traz mais um motivo para que mulheres após a menopausa utilizem suplementos de cálcio, e sugere que homens também podem se beneficiar do uso destes medicamentos. As mulheres já devem prestar mais atenção à quantidade de cálcio que consomem – proveniente tanto de medicamentos quanto de alimentos como leite e derivados – devido ao fato de a menopausa causar redução da quantidade de cálcio presente nos ossos. Esta redução de cálcio é que torna os ossos mais frágeis, aumentando o risco de fraturas, e é chamada de osteoporose.

Neste estudo, os pesquisadores, liderados pelo Dr. Ian R. Reid, selecionaram 223 mulheres para tomar 1 grama de cálcio diariamente, sob forma de citrato de cálcio, ou um comprimido inativo (placebo), por um ano. As mulheres tinham idade média de 72 anos, e não estavam em tratamento para redução do colesterol ou para osteoporose.

Os pesquisadores mediram os níveis de colesterol no início do estudo e no 2o, 6o e 12o mês. Ao final do estudo, os níveis de colesterol HDL aumentaram mais entre as mulheres em uso do cálcio do que entre aquelas em uso do placebo, e a relação entre o colesterol HDL e o colesterol LDL também aumentou. Ambas as alterações são benéficas à saúde do coração e dos vasos sangüíneos. Porém, o uso do cálcio não alterou os níveis de triglicérides, outro tipo de gordura cujo nível aumentado também traz prejuízos à saúde.

Os pesquisadores dizem que estudos maiores serão necessários para verificar se o uso de cálcio tem algum efeito sobre o risco de ocorrência de eventos como ataque cardíaco. Enquanto isto, parece prudente estimular o consumo de alimentos ricos em cálcio tanto em homens quanto em mulheres, assim como indicar o uso de suplementos deste mineral em mulheres após a menopausa, desde que não haja contra-indicações.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários