Notícias de saúde

Avaliação da qualidade de vida nos portadores de rinite alérgica

17 de janeiro de 2008 (Bibliomed). A rinite alérgica é uma doença pautada por crises de espirros, secreção nasal abundante, tosse, coceira no nariz, dentre outras manifestações. Os sintomas são desencadeados ou exacerbados perante o contato do tecido nasal com partículas alergênicas, as quais possuem a propriedade de induzir uma resposta inflamatória local. A doença costuma apresentar períodos de acalmia intercalados com crises alérgicas, havendo uma variação da intensidade das manifestações conforme a estação do ano.

Investigadores espanhóis publicaram uma pesquisa na revista Allergy em Dezembro de 2007, onde testaram a efetividade de dois questionários na capacidade de avaliação da qualidade de vida dos doentes com rinite alérgica. Foram comparadas as propriedades psicométricas do questionário ESPRINT-15 em relação a obtida com o Mini-Rhinoconjunctivitis Quality of Life Questionnaire (MiniRQLQ).

Os resultados divulgados revelaram que o MiniRQLQ apresenta maior ênfase na intensidade dos sintomas da rinite alérgica, enquanto o ESPIRINT-15 foca em duas dimensões, a qualidade do sono e o impacto psicológico da enfermidade. O estudo incluiu 400 participantes, sendo que 59% demonstraram manifestações persistentes de rinite alérgica. Nas demais variáveis analisadas, não se encontraram diferenças de significância estatística entre os questionários.

Assim os autores concluem que ambos os questionários são eficazes na medida do impacto da rinite alérgica na qualidade de vida do indivíduo afetado.

Fonte: Allergy 2007; 62 (12): 1372 – 1378 (December).

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários