Notícias de saúde

Rinite ocorre em uma grande proporção de nadadores

02 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). A rinite, seja alérgica ou não alérgica, é frequente em atletas, principalmente em nadadores. Neste último caso, a exposição ao cloro nas piscinas parece desempenhar um papel relevante, pois pode agravar uma rinite alérgica (RA) pré-existente ou produzir uma irritação não específica.

Um estudo publicado no periódico British Journal of Sports Medicine avaliou as características da rinite em nadadores e avaliou o possível papel do cloro como indutor dos sintomas.

Nadadores de elite com sintomas de rinite foram submetidos a testes diversos (de alergia, citologia nasal e rinomanometria). Essas avaliações foram repetidas após 1 mês de uso de um clipe nasal durante a natação. Um grupo combinado de nadadores assintomáticos também foi estudado. 74 nadadores (54 sintomáticos e 20 controles), com uma faixa de idade de 21 anos, foram estudados.

Chegou-se à conclusão que a rinite chamada de neutrofílica ocorre em uma grande proporção de nadadores. Ela pode ser prevenida evitando o contato direto com água clorada.

Fonte: British Journal of Sports Medicine, Volume 46, Issue 1, 2012, Pages 54-58

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários