Notícias de saúde

Cigarros light também afetam o coração

31 de outubro de 2007 (Bibliomed). O hábito de fumar guarda uma íntima relação de risco com o surgimento de enfermidades do coração, pulmões, cânceres, dentre outras, que usualmente são tempo e dose dependentes. Poder-se-ia pensar então, que o consumo de cigarros light, ou seja, com baixa dose de alcatrão e nicotina, deveria ser menos prejudicial à saúde, quando comparado à utilização dos cigarros convencionais.

Pesquisadores turcos, da Baskent University, publicaram um estudo na revista Heart em 2007, onde verificaram os efeitos a curto e longo prazo do consumo de cigarros light, na oferta de oxigênio e nutrientes para o coração. Foram incluídos na pesquisa 20 indivíduos fumantes de cigarros comuns, 20 pessoas que consumiam regularmente cigarros com baixa dose de alcatrão e nicotina, além de 22 voluntários sadios e não tabagistas.

Os resultados divulgados revelaram que há uma queda similar na oferta de nutrientes e oxigênio, ao músculo cardíaco, nos indivíduos que fumam cigarros light ou cigarros comuns, em comparação aos não tabagistas. Da mesma forma, o consumo de pelo menos dois cigarros com baixa dose de alcatrão e nicotina, já é suficiente para produzir redução do fluxo de sangue para o coração, em magnitude semelhante à obtida com o uso de cigarros convencionais.

Com isso, os autores concluem que os cigarros light são tão prejudiciais à saúde quanto os cigarros comuns e possuem o potencial de comprometer a nutrição do músculo cardíaco.

Fonte: Heart 2007; 93: 1274 – 1277.

  • Leia mais e comente no Blog de Boa Saúde: Cigarros light também afetam o coração
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários