Notícias de saúde

Cigarro light e de baixo teor não diminui risco de doenças

Belo Horizonte, 10 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (EUA), e divulgada no fim do mês passado, joga por terra a crença de que os usuários que optam pelo consumo do cigarro “light” estariam menos sujeitos a desenvolver doenças.

Segundo o trabalho do Instituto, as pessoas que trocam os cigarros normais por misturas apontadas como de “baixo teor” ou “light” mantém os mesmos riscos de contrair as enfermidades relacionadas ao tabaco.

O estudo afirma que ao fumar cigarros mais leves, o usuário acredita que os riscos de doenças são menores. Assim, acaba consumindo um número maior de cigarros por dia para obter a cota necessária de nicotina.

O presidente da Campanha para Crianças Livres de Tabaco, Matthew Myers, alerta que, como não há diferença significante entre os riscos trazidos com os dois tipos de cigarro, é preciso banir do mercado os termos “light” e de “baixo teor”.

No Brasil, um projeto de lei foi apresentado este semestre pelo deputado Iédio Rosa (PFL-RJ). O PL 5473/01 trata da proibição do fumo nas escolas públicas espalhadas pelo País.

Segundo o deputado, a proposta, se aprovada, poderia evitar a propagação do hábito tabagista entre os estudantes. O PL também ajudaria a proteger a faixa etária mais jovem de brasileiros das doenças causadas pelo cigarro. A proposta do deputado Iédio Rosa estabelece punições para quem desobedecer a proibição.

Multas e até o fechamento das escolas poderiam ser adotados para garantir a obediência à medida. Outra proposta do autor do PL é que a fiscalização seja feita pelos próprios estudantes.

Apesar de ter sido apresentado, o PL precisa tramitar por comissões que avaliam sua constitucionalidade e viabilidade. Depois desta fase de análise, o PL depende de aprovação para ser implementado nas escolas públicas.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 90% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo tabagismo.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários