Notícias de saúde

Pacientes em hemodiálise possuem altos níveis de insônia

05 de outubro de 2007 (Bibliomed). A hemodiálise é um método de filtração do sangue, em substituição à filtração que normalmente é efetuada pelos rins. Tem objetivo de retirar da circulação impurezas e toxinas produzidas pelo metabolismo corporal, a fim de garantir ambiente propício para os órgãos e tecidos exerceram suas ações. Os pacientes sob hemodiálise são geralmente portadores de doenças renais crônicas avançadas, sendo o diabetes mellitus e a pressão alta mal controlados, as principais causas de agressão aos rins.

A maioria dos pacientes tratados pela hemodiálise cursa com distúrbios do sono, conforme revelam investigadores do Far Eastern Memorial Hospital, de Taiwan que publicaram uma pesquisa na revista Renal Failure, em 2007. Foram incluídos no estudo 245 doentes portadores de enfermidade renal, em estágio avançado, os quais responderam um questionário acerca da qualidade do sono.

Os resultados divulgados demonstraram que a prevalência de distúrbios do sono, com destaque para a insônia, foi de 74,4% dentre os participantes. Os pacientes do sexo masculino estão sob maior risco de apresentar problemas do sono, e sua presença implica em elevação da chance de surgimento de enfermidades psíquicas, como a depressão.

Dessa forma, os autores afirmam que os enfermos sob hemodiálise constituem grupo de risco para desenvolver manifestações de insônia. Esta doença deve ser investigada e tratada adequadamente, a fim de melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Fonte: Ren Fail. 2007; 29 (6): 673 – 677.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários