Notícias de saúde

Associação brasileira promove caminhada para a doença de Crohn

20 de setembro de 2007 (Bibliomed). No próximo dia 30 de setembro, a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn promove a II Caminhada para o Crohn e Colite no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica, que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, causando diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre, e, algumas vezes sangramento no reto. Ela é igualmente comum em homens e mulheres, e é mais frequentemente diagnosticada em pessoas entre 20 e 30 anos de idade.

Segundo a comissão organizadora do evento, o objetivo é divulgar mais a doença e o trabalho da associação. "Entre o público em geral, ainda há um grande desconhecimento. Muitas vezes sintomas comuns da doença de Crohn, como diarréia e sangramentos são confundidos com problemas emocionais e com hemorróidas. Por isso é importante a divulgação da doença", explicou o gastroenterologista Flávio Steinwurz.

O médico acrescentou ainda que, entre os médicos, a situação já está mudando. "Quanto aos profissionais de saúde, o desconhecimento está diminuindo muito com o nosso trabalho, pois boa parte deles já consegue fazer pelo menos o diagnóstico da doença. E, para o tratamento, temos profissionais preparados", informou.

A caminhada começará às 8h30, com concentração em frente ao Planetário do parque.

Fonte: ABCD - Setembro 2007/ Jornalista Leandro Perché

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários