Notícias de saúde

Alergia à penicilina é mais comum em mulheres

20 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A alergia a medicamentos é uma condição de extrema importância, devido às possíveis repercussões clínicas para o indivíduo alérgico. Os medicamentos que mais comumente se relacionam a quadro de sensibilização alérgica são os antibióticos (penicilinas, sulfonamidas) e os antiinflamatórios (ácido acetil salicílico - AAS).

Pesquisadores norte americanos, do Mayo Clinic College of Medicine, publicaram um estudo na revista Annals of Allergy, Asthma & Immunology, em Julho de 2007, onde analisaram se a alergia à penicilina está relacionada ao sexo do paciente. Participaram da pesquisa 1.759 pacientes, com histórico de alergia à penicilina, os quais foram submetidos a um teste cutâneo para confirmar a presença do quadro alérgico.

Os resultados divulgados revelaram que apenas 4% dos pacientes avaliados, apresentavam teste cutâneo confirmatório de alergia à penicilina, positivo. Desses, 83% eram do sexo feminino, e os 17% restante eram do sexo masculino. A alergia à penicilina esteve 3,6 vezes mais presente no sexo feminino, em relação ao sexo masculino.

Os autores concluem que perante um relato de alergia à penicilina, os indivíduos do sexo feminino possuem maior chance de realmente portar esta condição, em comparação aos homens.

Fonte: Ann Allergy Asthma Immunol. 2007; 99 (1): 54 – 58 (Jul). PMID: 17650830.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários