Notícias de saúde

Água quente é efetiva na remoção de substâncias alergênicas

06 de Agosto de 2007 (Bibliomed). Os alérgenos são elementos microscópicos, amplamente distribuídos, os quais induzem a iniciação ou manutenção de uma resposta inflamatória, nos tecidos corporais de indivíduos predispostos. Culminam no surgimento das atopias, como a dermatite alérgica, rinite atópica, asma alérgica, dentre outras. Os alérgenos podem ser encontrados na poeira doméstica, pêlos e penas de animais, fumaça de cigarro e mofo.

O uso de água quente na lavagem das roupas, e de outros materiais domésticos, mostra-se eficaz na remoção de alérgenos, segundo afirma estudo apresentado na International Conference 2007 da American Thoracic Society. Os cientistas verificaram que a limpeza de roupas com água quente (a 60ºC ou superior), elimina a totalidade dos alérgenos advindos da poeira doméstica. Por sua vez, o uso de água morna (temperatura menor ou igual a 40ºC), deixa pelo menos 6,5% dos alérgenos ambientais alojados na roupa lavada.

A água quente também é eficaz na remoção dos pêlos de animais e do pólen. Uma outra alternativa de garantir a limpeza completa das roupas e materiais domésticos é efetuar sua lavagem com água morna, seguida por pelo menos duas passagens destes objetos em recipiente contendo água fria, durante um período mínimo de três minutos em cada passagem.

Tais medidas são de elevada utilidade para os indivíduos portadores de manifestações alérgicas, uma vez que contribuem no controle dos sintomas clínicos.

Fonte: American Thoracic Society 2007 International Conference (May 20).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários