Notícias de saúde

Distúrbios de comportamento e apnéia obstrutiva do sono são comuns em crianças

25 de julho de 2007 (Bibliomed). A apnéia obstrutiva do sono, uma doença comumente associada a problemas cardiovasculares, obesidade e também a distúrbios do sono, é uma situação freqüentemente citada como uma das possíveis causas relacionadas a desordens do comportamento e problemas de aprendizado.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de St. Louis, Missouri, EUA, desenvolveram um estudo, publicado na revista Laryngoscope, em junho deste ano, para tentar estabelecer uma possível relação entre problemas comportamentais e apnéia obstrutiva do sono em crianças obesas, comparadas às crianças com peso adequado para a idade e altura.

Para o desenvolvimento da pesquisa, 18 crianças obesas, com idade média de 8,6 anos; e 34 de peso normal, com idade média de 6,4 anos; encaminhadas a um centro terciário para a realização de adenotonsilectomia (retirada da adenóide e das amígdalas), foram selecionadas. Todas se submeteram à avaliação do índice de massa corpórea e à realização de exames de polissonografia, assim como a um questionário sobre comportamento, no qual buscava-se a constatação diagnóstica de entidades tais como depressão, transtorno de hiperatividade e atenção e transtornos de somatização.

De acordo com os resultados obtidos ao final do estudo, não houve alteração significativa, em relação ao questionário comportamental, quando se compararam as crianças obesas com as de peso adequado. Contudo, distúrbios do comportamento são mais freqüentemente observados entre as crianças com apnéia obstrutiva do sono. Esse fato foi evidenciado pelos pesquisadores, independentemente se a criança fosse ou não obesa.

Fonte: Laryngoscope (June 2007) PMID: 17597633

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários