Notícias de saúde

Nova medicação para tratamento da fibromialgia

16 de julho de 2007 (Bibliomed). A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada pela presença de pontos dolorosos em diversas partes do organismo. Estes pontos correspondem a locais de inserção músculo-ligamentar nos ossos, sendo que a dor é expressa logo após compressão. Outros sintomas, que podem coexistir, são fraqueza, cansaço, mal estar, indisposição e distúrbios do sono.

O órgão regulamentar de medicamentos norte americano, FDA (Food and Drug Administration), aprovou recentemente o uso da pregabalina (Lyricaâ ) no tratamento das manifestações da fibromialgia. A medicação é capaz de melhorar as funções diárias, bem como de reduzir o quadro doloroso nos portadores de fibromialgia. Por sua vez, os diretores do FDA alertam que nem todos os doentes experimentam os benefícios terapêuticos da pregabalina, fato comprovado durante as pesquisas iniciais.

O novo medicamento atua reduzindo a dor e a rigidez muscular nos portadores de fibromialgia, porém seu mecanismo ainda é desconhecido. Os efeitos adversos mais comuns do medicamento foram tonteira e sonolência.

Dessa forma, conclui-se que este novo medicamento é eficiente para a maioria dos pacientes portadores de fibromialgia, porém deve ser utilizado somente após indicação e prescrição médica.

Fonte: FDA News 2007; P07 – 107 (June 21).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários