Notícias de saúde

Aracnofobia – novas estratégias para seu controle

09 de julho de 2007 (Bibliomed). A aracnofobia, ou medo de aranhas, é um tópico muito explorado, não somente em filmes, mas também na prática médica psiquiátrica e é considerada como uma fobia (medo) específica. Alguns outros exemplos de situações semelhantes a essa são o medo de cães, o medo de multidões (agorafobia) e o medo de altura.

O Journal of Anxiety Disorders, no início deste ano, publicou um artigo a respeito do medo de aranhas e possíveis tratamentos para o seu controle. A publicação é fruto do estudo promovido por pesquisadores da Universidade de Adelaide, Austrália.

Os pesquisadores tentaram desenvolver, de forma experimental através da manipulação das percepções, um encontro real e um imaginário com uma aranha para determinar se isso poderia afetar o desenvolvimento de medo.

Segundo os autores, a vulnerabilidade da cognição (pensamento, entendimento), além da percepção, são considerados como determinantes no desenvolvimento do medo de aranhas, devendo, portanto, ser explorado pelos profissionais assistentes.

Fonte: Journal of Anxiety Disorders 2007; 21 (5): 691 – 703

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários