Publicidade

Notícias de saúde

Personagens de desenhos animados espelham a insônia de seres humanos

20 de junho de 2007 (Bibliomed). Os distúrbios do sono são um grupo de enfermidades caracterizadas pela inabilidade do organismo em gerar um adequado e revigorante descanso noturno. Podem estar presentes nas diversas fases neurobiológicas em que o sono normal é comumente dividido. Acarretam um importante prejuízo emocional, comportamental, social e econômico, uma vez que se relacionam com piora importante da qualidade de vida e da performance laboral.

Foi retratada de forma bastante adequada a ocorrência de transtorno do sono, em um cão que compunha o longa metragem animado Cinderela (produzido pela Disney na década de 50), segundo revelaram pesquisadores espanhóis, em um estudo publicado na revista Sleep Medicine, em Maio de 2007. Os autores julgam que o distúrbio apresentado pelo animal pode ser caracterizado como um transtorno de comportamento, relacionado ao sono REM (fase do sono onde ocorrem os sonhos).

Os sintomas apresentados pelo cão foram respiração ofegante, grunhidos, gemidos e movimentos dos membros, durante o período de sono. Outros filmes produzidos pela Disney também retrataram, de forma bastante fidedigna, a presença de distúrbios do sono em cachorros que compunham os personagens animados, como nos longa metragens A Dama e o Vagabundo (1955) e O Dia do Julgamento do Puto (1935). Nestas situações, as alterações do sono mais verificadas foram pesadelos, sonambulismo, roncos, sonolência diurna, insônia e alterações no ritmo circadiano.

Os escritores e produtores de longa metragens de desenhos animados são bastante perspicazes e expressam de forma bastante real, os transtornos do sono apresentados pelos personagens, sendo que a maioria dos sintomas relatados, podem ser verificados em seres humanos portadores de tais doenças.

Fonte: Sleep Med. 2007 (May 17).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: