Notícias de saúde

Terapia com cavalos: benefícios para crianças vítimas de violência doméstica

14 de junho de 2007 (Bibliomed). A violência doméstica constitui um sério problema social, cujos reflexos atingem sobretudo as crianças. Estudos demonstram que crianças que presenciam a agressão entre seus pais, ou que são agredidas em seus lares, apresentam-se menos autoconfiantes, com baixa auto-estima, desenvolvem distúrbios do comportamento e dificuldades escolares, têm dificuldades de relacionamentos e de comunicação, além de depressão e pensamentos suicidas.

O Health & Social Care in the Community, interessado sobre o tema, publicou em maio (2007) um estudo sobre a terapia eqüina, no tratamento psicoterápico de crianças vítimas de violência doméstica. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade do Novo México, Estados Unidos.

Os autores do estudo observaram, por 18 meses, 63 crianças vítimas de violência doméstica. Elas foram submetidas à terapia eqüinas, num total de 19 sessões, sendo posteriormente avaliadas quanto ao seu desempenho funcional.

Todas as crianças apresentaram uma melhora significativa ao final da pesquisa. Esse fato aponta para novas estratégias de abordagem psicoterapêutica para esses indivíduos, embora mais estudos devam ser feitos, para avaliar seus efeitos a longo prazo.

Fonte: Health & Social Care in the Community; 15 (3): 265 (May 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários