Notícias de saúde

Estudada a relação entre peso corporal e câncer de próstata

08 de junho de 2007 (Bibliomed). O tumor da próstata é o câncer mais comum no homem (responde por 29% dos tumores no sexo masculino), sendo a segunda causa de morte por câncer (perde apenas para os tumores de pulmão). Os principais fatores de risco para o surgimento deste tumor são: idade superior a 50 anos, raça negra e história familiar positiva.

A relação entre o risco de ocorrência de câncer de próstata e o peso corporal é ainda pouco elucidada, segundo revelaram um grupo de pesquisadores à revista American Journal of Epidemiology em 2007. Participaram da pesquisa 34.754 homens com idades entre 50 e 76 anos, os quais foram acompanhados durante um período de dois anos.

Verificou-se a ocorrência de 820 casos de tumor prostático durante o seguimento do estudo. Os resultados apresentados demonstraram que os indivíduos obesos apresentaram um menor risco de desenvolver câncer não agressivo, em comparação aos homens com peso adequado. Por sua vez, os participantes com sobrepeso possuíram um maior risco de desenvolver tumores prostáticos agressivos, fato que não foi verificado dentre os obesos.

A presença de excesso de peso aos 18 anos de idade associou-se com maior risco de ocorrência de câncer agressivo de próstata. Porém, quando o excesso de peso estava presente dos 30 aos 45 anos de idade foi verificada redução na chance de desenvolver tumor prostático não agressivo.

Assim, os autores concluem que a influência do peso corporal no risco de ocorrência de câncer na próstata é complexa e merece ser considerada.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2007; 165 (11): 1271 – 1279

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários