Notícias de saúde

Qual a relação entre suplementos vitamínicos e câncer de próstata?

06 de junho de 2007 (Bibliomed). O câncer de próstata é um dos tumores mais comuns no sexo masculino, tendo seu risco aumentado com o avançar da idade. Atualmente é responsável por elevada taxa de mortalidade, a despeito das campanhas que enfocam o papel preventivo e orientam a consulta com o urologista, a fim de se realizar a triagem para a presença do tumor, sobretudo a partir da quinta década de vida.

Os suplementos vitamínicos são utilizados em todo o mundo, e apresentam diversos efeitos benéficos para a saúde. Porém, ainda se sabe pouco acerca da influência que estes suplementos apresentam no risco de surgimento de tumor da próstata, segundo revelam um grupo de pesquisadores que escreveram um estudo para a revista JNCI (Journal of the National Cancer Institute), em 2007. Participaram da pesquisa 259.344 homens. Após cinco anos de acompanhamento, 10.241 destes participantes apresentaram câncer de próstata.

Os resultados divulgados demonstraram que não houve associação entre o uso de multivitaminas e o risco de ocorrência de tumor prostático localizado. Por sua vez, o uso de suplementos vitamínicos, em altas doses, elevou em 1,32 vezes o risco de surgimento de câncer de próstata avançado e fatal. Os indivíduos que utilizavam suplemento vitamínico, sob maior risco de desenvolver tumor na próstata, foram os com história familiar positiva para este câncer e os que usavam suplementos contendo micronutrientes (selênio, beta-caroteno e zinco).

Assim, os autores concluem, que apesar da verificação de um maior risco de ocorrência de tumor avançado de próstata, dentre os usuários de altas doses de suplementos vitamínicos, mais estudos devem ser realizados a fim de confirmar estes achados.

Fonte: JNCI - Journal of the National Cancer Institute 2007; 99 (10): 754 – 764.

• Veja também: Consumo excessivo de cálcio aumenta o risco de câncer de próstata

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários