Notícias de saúde

Síndrome do intestino irritável: fatores psicossociais podem estar relacionados

30 de maio de 2007 (Bibliomed). A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica, muito freqüente em mulheres após a terceira década de vida. Os sintomas principais são dor ou mal estar abdominal crônico, por mais de 3 meses. Normalmente, a dor é em cólica e melhora após a evacuação. Além dessas queixas, o paciente pode relatar alterações do hábito intestinal, alternando diarréia e prisão de ventre, assim como a presença de distensão abdominal, de evacuação incompleta, de fezes com muco, entre outras manifestações.

O European Journal of Epidemiology, em maio deste ano, publicou um estudo feito por pesquisadores do Departamento de Medicina Social e Ciências de Saúde Pública, da Universidade de Linkoping. O objetivo da pesquisa era investigar qual a relação entre fatores psicossociais e comportamentais e a síndrome do intestino irritável.

Os autores da pesquisa avaliaram a interferência de certos fatores como humor, esforço no trabalho, história familiar de síndrome do intestino irritável e hábitos de sono, assim como níveis educacionais, nutricionais, realização de atividades físicas e uso de medicamentos, entre os participantes selecionados. Esses indivíduos foram comparados a outros de mesma idade e sexo, que não possuíam a doença.

De acordo com os resultados, os mais importantes fatores associados à síndrome, no sexo feminino, foram ansiedade, história familiar positiva e falta de co-determinação no trabalho. Já no sexo masculino, a história familiar e o ritmo de trabalho pareceram ser fatores independentes para o surgimento da doença.

Os fatos acima sugerem que mais investigações, sobre a influência de fatores psicossociais no desenvolvimento da síndrome do intestino irritável, em especial em relação às condições de trabalho, deverão ser realizadas.

Fonte: European Journal of Epidemiology; (May 2007) PMID: 17484023

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários