Notícias de saúde

Estudo indica que depressão é maior em quem enxerga mal

17 de abril de 2007 (Bibliomed). Com o passar dos anos, a acuidade visual diminui gradativamente na maioria das pessoas. Uma das causas encontradas é a degeneração macular relacionada à idade.

Um estudo publicado pelo Invest Ophthalmol Vis Sci, em abril deste ano, produzido por pesquisadores de Augenklinik, Alemanha, procurou relacionar o desenvolvimento da degeneração macular com conseqüente diminuição da acuidade visual e o surgimento de depressão.

Especialistas em retina avaliaram pacientes portadores de degeneração macular, previamente selecionados pelo estudo. Esses indivíduos foram distribuídos em quatros grupos, de acordo com a severidade de seus sintomas oculares. Todos foram submetidos a uma escala, para a análise de depressão e ansiedade.

Os pesquisadores observaram que a pontuação na escala de depressão estava intimamente associada, aos graus de severidade de acometimento da acuidade visual pela degeneração macular, mas não aos sintomas ansiosos. Frases como "eu ainda posso apreciar um bom livro ou rádio ou programa de televisão" ou "eu ainda posso aproveitar as coisas que gosto" foram respostas encontradas em grande parte dos pacientes (95%) com depressão moderada a severa. Esses resultados apontam para uma estratégia a ser realizada pelos oftalmologistas: o encaminhamento de pacientes com sintomas depressivos para o tratamento psiquiátrico apropriado.

Fonte: Invest Ophthalmol Vis Sci; 48 (4): 1498 – 503 (April 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários