Notícias de saúde

Como perder peso na menopausa – qual a melhor dieta?

29 de março de 2007 (Bibliomed). O "corpo perfeito" hoje em dia é almejado por inúmeras mulheres. As pressões sociais e a mídia fazem com que a conquista pela forma esbelta seja conseguida a qualquer custo e, de preferência, rapidamente. Várias dietas têm sido propostas com essa finalidade. Entretanto, nenhuma delas foi testada adequadamente para a avaliação de seus riscos e benefícios.

Interessados sobre o assunto, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, Califórnia elaboraram um estudo para comparar 4 tipos diferentes de dietas para emagrecer, procurando comparar seus efeitos sobre a perda de peso e as modificações metabólicas ocorrentes no organismo.

311 mulheres, não diabéticas, consideradas com peso acima do ideal ou obesas (IMC entre 27 – 40), e na pré-menopausa, foram selecionadas nos Estados Unidos e acompanhadas por um período de 12 meses, entre fevereiro de 2003 e outubro de 2005. As participantes foram divididas em grupos, e solicitadas a realizarem uma das seguintes dietas: Atkins (77 mulheres); Zone (79 mulheres); Ornish (76 mulheres) e LEARN (79 mulheres).

De acordo com os resultados do estudo, a dieta Atkins, na qual há um aporte menor de carboidratos, é a que melhor favorece a perda de peso em mulheres na pré-menopausa.

Questões quanto aos efeitos a longo prazo, de uma dieta constituída por poucos carboidratos, altas quantidades de proteínas e gorduras sobre o organismo (como alterações do colesterol, da glicose e da pressão) ainda não foram esclarecidas. Entretanto, esse tipo de dieta pode ser considerada como um meio factível para a perda de peso.

Fonte: JAMA; 297 (9): 969 – 977 (March 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários