Notícias de saúde

Relação entre dieta materna durante a gestação e eczema ou sensibilização alérgica nos filhos

19 de março de 2007 (Bibliomed). A dieta materna durante a gestação pode ser um fator que influencia respostas imunes fetais associadas à alergia na infância. Este foi o tema de um estudo publicado na última edição do periódico American Journal of Clinical Nutrition.

Na pesquisa, investigadores alemães analisaram a associação entre a dieta materna durante as últimas 4 semanas de gestação e a sensibilização alérgica e ocorrência de eczema no bebê ao atingir este a idade de 2 anos. Dados de 2.641 crianças com 2 anos de idade foram analisados como parte de um estudo prospectivo. A dieta materna durante as últimas 4 semanas de gestação foi analisada através de um questionário semiquantitativo de freqüência e do tipo de alimentação.

Os resultados mostraram que alto consumo materno de margarina e óleos vegetais, durante as 4 últimas semanas de gestação, teve associação positiva com eczema nos filhos até 2 anos de idade, enquanto a ingestão de peixe foi inversamente associada. Grande consumo de aipo e de frutas cítricas aumentou o risco de sensibilização contra alérgenos alimentares. A sensibilização contra alérgenos inalados foi relacionada à maior ingestão de gordura vegetal hidrogenada, pimentão cru e frutas cítricas.

Estes achados sugerem que o consumo materno de alimentos ricos em ácidos graxos n-6 poliinsaturados é fator de risco para doenças alérgicas nos filhos, enquanto os ácidos graxos n-3 poliinsaturados são fator de proteção.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, Volume 85, Number 2, February 2007, Pages 530-537.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários