Notícias de saúde

Asma e eczema associados a maior risco de artrite

16 de outubro de 2023 (Bibliomed). Pessoas que sofrem com asma ou eczema alérgico estão em maios risco de desenvolver artrite à medida que envelhecem, sugere estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores revisaram os pedidos de seguro de dois bancos de dados. O primeiro conjunto incluiu mais de 117.000 pessoas com asma ou eczema e 1,2 milhão de pessoas sem essas condições. Após oito anos de acompanhamento, o risco de desenvolver osteoartrite foi 58% maior entre as pessoas com asma alérgica ou eczema do que entre as pessoas sem essas condições alérgicas. O risco de osteoartrite foi ainda maior entre as pessoas que tinham asma alérgica e eczema.

Os pesquisadores também compararam o risco de desenvolver osteoartrite entre pessoas com asma alérgica com aquelas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma doença pulmonar que não envolve vias alérgicas. As pessoas com asma tinham 83% mais chances de desenvolver osteoartrite do que aquelas com DPOC.

No segundo banco de dados, as chances de desenvolver osteoartrite foram 42% maiores entre pessoas com asma alérgica ou eczema e 19% maiores entre aquelas com ambas as condições. Essas descobertas não foram tão robustas quanto as observadas no primeiro conjunto, pois levaram em consideração o índice de massa corporal (IMC). (O IMC é uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso.) Um IMC alto é um risco de desenvolver osteoartrite.

Fonte: Annals of the Rheumatic Diseases. DOI: 10.1136/ard-2022-223640.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários