Notícias de saúde

Pele Transparente Pode Passar da Ficção Para Realidade

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - No que parece ser uma experiência científica que ainda engatinha, pesquisadores descobriram uma forma de fazer pequenos retalhos de pele de hamster ficar transparente por breve período de tempo. Embora esteja longe de ser usado em seres humanos, os cientistas prevêem que algum dia a técnica será usada para ajudar em cirurgias a laser ou na investigação de tumores cancerosos.

Manipulando células da pele tão finas que permitem a passagem da luz, pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, criaram pequenos retalhos de pele temporariamente transparente em hamsters.

O pesquisador Ashley J. Welch disse à Reuters Health que essas janelas finas revelaram um vaso sanguíneo ainda não identificado. Se ficar perfeito em pele humana, a técnica da transparência poderia melhorar os métodos para detectar tumores ou ajudar em cirurgias a laser nos vasos sanguíneos.

Para deixar a pele transparente, os pesquisadores injetaram glicerol nos hamsters. As células da pele no local da injeção perderam água e uma porção foi reposta com glicerol, as células ficaram menores e se juntaram.

Welch comparou o efeito a pequenas gotas de água que ao convergirem para uma grande gota fica mais fácil de ver através delas. Da mesma forma, neste experimento, grupos de células de pele se tornaram transparentes.

O efeito foi revertido ao reidratar a pele. Welsch e seus colegas relataram os resultados do estudo na revista Lasers in Surgery and Medicina (laser na cirurgia e medicina).

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários