Notícias de saúde

Gripes na infância induziriam à asma?

15 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). As doenças do aparelho respiratório estão se tornando mais freqüentes em nossas vidas, ocorrendo cada vez mais precocemente. Muitas delas parecem estar associadas ao desenvolvimento de doenças, como a asma e a alergia na infância, mas ainda não existem comprovações concretas sobre esse fato.

Interessados nessa questão, pesquisadores da Escola de Medicina de Havard e colaboradores, nos Estados Unidos, resolveram elaborar um estudo para tentar estabelecer a associação entre o surgimento de doenças respiratórias precocemente na infância, e o posterior desenvolvimento de asma e alergia no período escolar. Seus resultados foram publicados no Journal of Allergy and Clinical Immunology, em janeiro de 2007.

Os autores do estudo selecionaram 440 escolares (7 anos) e levantaram uma pesquisa para saber sobre o desenvolvimento de doenças respiratórias no primeiro ano de vida e o surgimento posterior de asma, alergia e rinite alérgica.

O registro médico de episódios de coqueluche e dois ou mais de otite (infecção/ inflamação do ouvido), no primeiro ano de vida, foram associados ao desenvolvimento de alergia no período escolar. O diagnóstico de bronquiolite (uma infecção viral que acomete os bronquíolos – uma parte dos pulmões), no primeiro ano de vida, apresentou forte associação com o surgimento de asma por volta dos 7 anos de idade. Crianças que tiveram três ou mais episódios de secreção nasal abundante, durante o primeiro ano de vida, tiveram maior associação com o desenvolvimento de rinite alérgica na idade escolar.

Apesar de ser ainda complexo, o estabelecimento da relação entre as doenças do aparelho respiratório nos primeiros anos de vida e o surgimento posterior de doenças como a asma, alergia e a rinite, pode-se dizer que provavelmente isso é decorrente de alterações do sistema de defesa do organismo e do tipo de infecção que ocorreu durante a infância.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology; 113 (1): 150-156 (January 2007).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários