Notícias de saúde

Consumo de açúcar na gestação aumenta o risco de asma infantil

19 de dezembro de 2017 (Bibliomed). O aumento da ingestão pré-natal materna e da primeira infância de bebidas açucaradas e frutose está associado a maiores probabilidades de desenvolver asma infantil, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of the American Thoracic Society.

Investigadores do Brigham and Women's Hospital em Boston, e colegas examinaram a correlação da ingestão pré-natal materna e da primeira infância de bebidas açucaradas e frutose com a asma ocorrendo na metade da infância. Os questionários de frequência alimentar foram utilizados para avaliar a gravidez materna (médias de primeiro e segundo trimestres) e ingestão infantil (mediana, 3,3 anos) de bebidas açucaradas e frutose total para 1.068 pares mãe-filho.

Os pesquisadores descobriram que ao comparar o quartil 4 versus o quartil 1, a maior ingestão na gestação materna de bebidas adoçadas com açúcar e a frutose total foi correlacionada com o aumento das probabilidades de asma na fase intermediária da infância, após ajuste para o índice de massa corporal pré-gravidez (IMC) e outras covariáveis. Houve também correlações observadas para a maior ingestão de frutose na primeira infância com asma na metade da infância em modelos ajustados para bebidas adoçadas com açúcar e após ajustes adicionais para os escores Z do IMC na infância intermediária.

Assim, segundo os investigadores, a maior ingestão de bebidas açucaradas com açúcar e frutose durante a gravidez e na primeira infância foi associada ao desenvolvimento de asma infantil, independente da adiposidade.

Fonte: Annals of the American Thoracic Society. DOI:10.1513/AnnalsATS.201707-530OC

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários