Notícias de saúde

Duplex scan - um novo exame para pessoas com espondilite anquilosante

01 de janeiro de 2007 (Bibliomed). A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica, que acomete principalmente a coluna, nas regiões lombar e sacral (final da coluna) e da bacia. Muitos pacientes desenvolvem como sintomas dor e rigidez para mover a coluna, sendo que na maioria das vezes, o diagnóstico dessa doença só ocorre anos após haver-se instalado, devido às poucas alterações que essa doença apresenta ao Rx, no seu início.

Em conseqüência de todas essas dificuldades, alguns pesquisadores da Faculdade de Medicina de Trakya, na Turquia procuram investigar novos exames para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento do tratamento da espondilite anquilosante. O exame escolhido por esses profissionais foi o Duplex Doppler Sonografia colorido, um tipo de ultra – som especial, que apresentou resultados interessantes e foram publicados no The Journal of Rheumatology em janeiro de 2007.

Os autores dessa pesquisa selecionaram alguns pacientes que já tinham diagnóstico de espondilite anquilosante e outros que não eram portadores dessa doença (os controles). Feito isso, realizaram o exame de Duplex Scan colorido (Duplex Doppler Sonografia a cores) em ambos os grupos. Além disso, procuraram identificar se é possível evidenciar diferenças quando os pacientes estão em terapia com o fator anti – necrose tumoral. Especificamente, nos indivíduos recebendo essa medicação, o Duplex Doppler Sonografia colorido foi realizado antes, e após 12 semanas de tratamento.

Os pesquisadores perceberam que é possível verificar alterações nos vasos sangüíneos próximos à coluna, com base no exame proposto. A resistência dos vasos sangüíneos, observada nos pacientes com espondilite anquilosante, era bem menor que nos controles e naqueles com a doença inativa. Depois de feito o tratamento com o fator anti – necrose tumoral, essa resistência aumentou significativamente, principalmente nas articulações da bacia (sacro – ilíaca) e da coluna lombar.

Apesar de ainda não ser um exame muito utilizado no diagnóstico e acompanhamento da espondilite anquilosante, pode-se dizer que, futuramente, o Duplex Doppler Sonografia colorido estará entre os exames solicitados pelos médicos. Isso será decorrente, entre outros fatores, dos bons resultados obtidos e por ser um exame fácil de ser feito e barato.

Fonte: The Journal of Rheumatology; 34 (1):110–116 (January 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários