Notícias de saúde

Você é capaz de imaginar o seu futuro?

31 de janeiro de 2007 (Bibliomed). A possibilidade de prever o futuro é algo que sempre chamou a atenção de inúmeros indivíduos. Considerar que a mente é capaz de criar cenas de fatos ainda não ocorridos, atrai a curiosidade não só de pessoas comuns, mas também de alguns cientistas, há anos.

Em busca de respostas sobre como funciona o nosso cérebro, quando imaginamos o futuro, pesquisadores dos Estados Unidos realizaram um estudo publicado no PNAS, no início deste ano.

Os cientistas procuraram identificar, quais as áreas do cérebro que funcionam quando um indivíduo é estimulado a imaginar cenas de sua vida, no futuro. Para isso, utilizaram alguns artifícios, como um guia, para que a pessoa experimentasse vívidas visões sobre o seu futuro. Essas dicas baseavam-se principalmente nas lembranças do passado, como por exemplo o próprio nascimento ou na imaginação de eventos que envolvem algum familiar.

Os pesquisadores perceberam que uma região do cérebro é mais ativada, quando se imagina o futuro, comparando-se à área que está relacionada ao passado. Curiosamente, essas regiões do cérebro são semelhantes àquelas ativadas quando se relembra algum fato descrito em um livro.

As diferenças encontradas na imaginação do passado e do futuro, estão relacionadas, basicamente, na ativação de áreas associadas à movimentação do corpo. As similaridades estão ligadas à reativação de áreas envolvidas na visualização espacial de um lugar, previamente imaginado.

Com esse estudo, foi possível começar a compreender como funciona nosso cérebro, quando se imagina o futuro. Quem sabe, daqui a algum tempo, será possível verificar se previsões para o futuro são realmente possíveis?

Fonte: PNAS; 104(2): 642-647 (January 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários