Notícias de saúde

Má formação de testículo em bebês

22 de dezembro de 2006 (Bibliomed). A criptorquia (a falha na descida do testículo para a bolsa escrotal) é a má-formação congênita mais comum em meninos recém-nascidos. Já havia sido sugerido anteriormente que o diabetes materno poderia ser um fator de risco para esta condição.

Um novo estudo, publicado na revista Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, avaliou a ligação entre o metabolismo alterado da glicose materna na gravidez com a ocorrência da criptorquia. Foram analisados 1163 bebês do sexo masculino, com descida testicular normal ao nascimento, e comparados com 125 bebês masculinos com criptorquia. A pesquisa foi realizada na Universidade de Turku, na Finlândia.

Após terem sido afastados outros possíveis fatores relacionados com a criptorquia, como por exemplo, a prematuridade, os investigadores verificaram que o metabolismo anormal da glicose nas mães esteve bastante relacionado à ocorrência da criptorquia. Até mesmo casos de alterações leves na taxa de glicose materna mostraram uma relação de maior incidência de criptorquia.

Entretanto, segundo os pesquisadores, o mecanismo para tal relação ainda não se encontra explicado.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. 2006, Vol. 91, No. 12 4862-4865.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários