Notícias de saúde

Depressão e Ansiedade podem ter origem genética

01 de dezembro de 2006 (Bibliomed). Estudos anteriores sugeriram uma grande relação entre a depressão e distúrbio de ansiedade generalizada, sugerindo que poderia haver uma relação genética entre estas condições. O distúrbio da personalidade do neuroticismo tem uma correlação de risco substancial, tanto para a depressão como para a ansiedade generalizada.

Pesquisadores da Virginia Commonwealth University, de Richmond, Virgínia, Estados Unidos, analisaram 23280 gêmeos suecos de mesmo sexo, e que completaram um questionário específico entre 1972 e1973. Os investigadores procuraram verificar a correlação existente entre neuroticismo, depressão e ansiedade generalizada.

Nos resultados obtidos, os pesquisadores encontraram que os fatores de risco genéticos para depressão e ansiedade generalizada, estão fortemente correlacionados, sendo esta correlação maior nas mulheres do que nos homens.

Além disso, embora os fatores de risco genéticos relacionados ao neuroticismo contribuam substancialmente tanto para a depressão como para a ansiedade generalizada, a maioria dos fatores genéticos relacionados a ambos distúrbios resultam de outros fatores, que não aqueles relacionados com o neuroticismo.

O estudo foi publicado na edição online da revista Psychological Medicine.

Fonte: Psychological Medicine. doi: 10.1017/S0033291706009135, Published online by Cambridge University Press 23 Nov 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários