Notícias de saúde

Nem só as mulheres adoram compras!

20 de outubro de 2006 (Bibliomed). O ato de comprar de maneira compulsiva tem sido mais bem estudado no sexo feminino. Porém, se os achados de um novo estudo, publicado no último número da revista The American Journal of Psychiatry, forem corretos, o problema das compras compulsivas é tão comum entre os homens, como entre as mulheres.

Segundo o novo estudo, levado a cabo na Universidade de Stanford, na Califórnia, comprar compulsivamente causa sério problemas psicológicos, financeiros, e familiares, incluindo a depressão e o fim de relacionamentos estáveis. Para chegar às suas conclusões, os investigadores analisaram 2513 adultos americanos, por telefone, no ano de 2004. O questionário incluiu compras descontroladas, impulso irresistível de comprar, compras desnecessárias, o uso do cartão de crédito, e uma avaliação da extensão do débito.

Aproximadamente 6% das mulheres e homens, foram qualificados como compradores compulsivos, baseado numa escala desenvolvida para esta análise. Os compradores compulsivos tiveram uma tendência a serem de idade mais baixa (média de 40 anos), e tinham uma maior possibilidade de ganharem menos. Em relação ao uso dos cartões de crédito, eles apresentam uma tendência de realizarem apenas o pagamento mínimo de suas faturas.

E não ocorreu nenhuma diferença entre os gêneros masculino e feminino.

Fonte: The American Journal of Psychiatry. October 2006; vol 163: pp 1806-1812.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários