Notícias de saúde

Falha ao Medir Radiação Pode Expor Trabalhador a Riscos

LONDRES (Reuters) - Trabalhadores em instalações nucleares, hospitais, universidades e indústrias estão sendo expostos a níveis de radiação mais altos do que imaginam. A informação, publicada na última edição da revista New Scientist, é resultado do trabalho de cientistas de sete agências nacionais de radiação.

Os pesquisadores verificaram que os monitores usados para medir a intensidade da radiação beta e nêutron podem subestimar as doses em um fator acima de 10. Testes verificaram que um quarto das medidas registradas por monitores pessoais subestimou a exposição a esses tipos de radiação.

David Bartlett, um dos coordenadores do estudo do Departamento Nacional de Proteção Radiológica da Grã-Bretanha, sugeriu que as grossas caixas de alguns monitores bloqueiam a radiação.

"A possibilidade de as medidas estarem sendo subestimadas pode ser uma preocupação para alguns trabalhadores. Precisamos de melhores medidores ...", disse à revista.

Mais de 250 mil trabalhadores estão expostos à radiação beta e nêutron e usam botões, faixas nos punhos e revestimentos nos dedos que supostamente medem a exposição.

Conforme informou a revista, a radiação tipo nêutron é perigosa porque pode penetrar nas roupas de proteção enquanto a radiação beta pode ser bloqueada por esse tipo de vestimenta.

A pesquisa que testou mil medidores da dose (de radiação) foi realizada pelo Grupo Europeu de Dosimetria de Radiação da União Européia e Suíça.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários