Notícias de saúde

Exposição Precoce a Infecção Pode Diminuir Risco da Asma

BOSTON (Reuters) - Um novo estudo sugere que os resfriados ou infecções em bebês podem proteger a criança contra a asma no futuro. Segundo um trabalho de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, ter um irmão mais velho ou frequentar uma creche durante os primeiros 6 meses de vida reduz as chances do bebê ter asma aos 6 anos de idade.

Segundo os pesquisadores, as infecções bacterianas ou virais que ocorrem durante a infância como resultado da exposição a várias crianças podem fornecer importantes sinais para a maturação do sistema imunológico de recém-nascidos e proteger contra asma ou dificuldades respiratórias.

"Para quem compartilha a culpa de ter relegado as doenças infantis a cuidados diários, estas descobertas dão uma sensação de alívio", diz Sandra C. Christiasen do Instituto de Pesquisa Scripps em La Jolla, Califórnia, em editorial que acompanha o estudo publicado na edição de quinta-feira do New England Journal of Medicine,.

A pesquisa está baseada em dados de 1.246 jovens coletados pelo Estudo Tucson sobre problemas Respiratórios Infantis. Os resultados do trabalho podem ajudar a explicar porque a asma se tornou comum entre crianças durante as três últimas décadas, período em que as famílias se tornaram menores e os padrões de higiene pessoal aumentaram.

Estudos anteriores sugeriram que crianças com menos infecções infantis e menos irmãos enfrentam risco maior da doença, mas estudos sobre taxas de asma entre jovens em cuidado diário produziram resultados cruzados. Conforme Christiansen, outros estudos mostraram que um estilo de vida rural, morar na fazenda e ter cachorros ou animais perto da casa também protege contra asma.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários