Notícias de saúde
15 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo de coorte envolvendo 401.462 neonatos revelou que a exposição pré-natal a opioides (POE) está associada a um aumento nas chances de problemas de saúde relacionados ao sistema imunológico. Durante o período perinatal, a POE foi associada a uma maior probabilidade de infecções, eczemas e dermatites.
Além desse período, a exposição pré-natal a opioides demonstrou aumentar o risco de infecções, asma, eczemas e dermatites, embora não tenha apresentado associação significativa com alergias, anafilaxia ou condições autoimunes.
Os resultados sugerem que, de acordo com estudos em animais, a POE pode ter um impacto duradouro no sistema imunológico e na saúde infantil. A alteração durante o desenvolvimento fetal do sistema imunológico pode influenciar a saúde a longo prazo e a suscetibilidade a condições imunológicas.
O estudo destaca a importância de compreender os potenciais riscos associados à exposição pré-natal a opioides e ressalta a necessidade de estratégias preventivas e de intervenção precoce para proteger a saúde imunológica das crianças expostas a opioides durante a gravidez.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.51933.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também