Notícias de saúde

Extrato de tomate poderia prevenir tromboses

21 de setembro de 2006 (Bibliomed). Pesquisadores britânicos e noruegueses já haviam demonstrado que componentes ativos, presentes no extrato de tomates, também alteram, em alguns pacientes, a função das células do sangue responsáveis pela coagulação.

Com o objetivo de avaliar a aplicabilidade do extrato de tomate para uso como suplemento alimentar, capaz de prevenir a ativação plaquetária, o mesmo grupo de investigadores conduziu um estudo em 90 indivíduos saudáveis e que eram portadores de uma função normal de suas plaquetas.

O estudo foi publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, de setembro de 2006. A investigação buscou medir alterações nas funções da coagulação sanguínea após 3h do consumo de extrato de tomate (grupo 1) ou de suplementos alimentares (grupo 2, de controle).

Nos resultados, observaram-se reduções significativas na agregação plaquetária, naqueles que haviam ingerido doses de extrato de tomates (o extrato contém de 2 até 6 tomates). Nenhum efeito significativo foi observado no grupo que ingeriu suplementos alimentares.

Os autores da pesquisa concluíram que, como alimento funcional e suplemento alimentar, o extrato de tomate pode ter um papel na prevenção da doença cardiovascular através da redução da ativação das plaquetas, o que poderia contribuir para uma redução na ocorrência de quadros trombóticos.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition. Vol. 84, No. 3, 561-569, September 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários