Notícias de saúde

Câncer de mama em mulheres fumantes

15 de setembro de 2006 (Bibliomed). A relação entre o tabagismo e o câncer é há muita conhecida. Pesquisas recentes estudam a relação entre fumar e o câncer de mama. De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Serviços de Saúde da Califórnia, o fumo aumenta risco de câncer de mama.

A pesquisa foi publicada na revista do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. O estudo envolveu mais de 116 mil mulheres. Após analisar os resultados os autores do estudo concluíram que o fumo é uma "grande ameaça" considerando riscos para câncer de mama.

A pesquisa durou quatro anos e os resultados mostraram que a incidência de câncer de mama nas mulheres fumantes foi 30% maior do que entre as mulheres que nunca haviam fumado. As que parecem estar em maior risco são as que começaram a fumar antes dos 20 anos e aquelas que fumaram pelo menos cinco anos antes da sua primeira gravidez. Amamentar, em geral pode reduzir o risco de câncer de mama, mas, segundo essa pesquisa, o fumo pode anular esse efeito.

Abandonar o tabagismo ainda é a melhor opção para as fumantes. Neste estudo os pesquisadores não encontraram evidência de um risco maior entre ex-fumantes e fumantes passivas, de desenvolverem o câncer de mama.

Os pesquisadores afirmam que são ainda necessárias mais estudos para determinar por que o fumo aumenta o risco de câncer de mama.

Fonte: Bibliomed

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários