Notícias de saúde

Medicamento para acne pode aumentar o colesterol

06 de setembro de 2006 (Bibliomed). O medicamento isotretinoina (Accutane ®), utilizado no tratamento da acne, está mais relacionado ao aumento das taxas de colesterol e triglicérides, além de alteração nas provas de função hepática, do que se acreditava anteriormente.

Estas foram as conclusões de um estudo publicado na revista Archives of Dermatology, de agosto de 2006. Uma conclusão adicional foi de que os exames alterados retornavam ao normal após o fim do tratamento.

Aprovado inicialmente 1982 pelo FDA dos Estados Unidos, para o tratamento da acne severa, o uso do Accutane, em mulheres, foi anteriormente relacionado com um risco aumentado de abortamento e de defeitos congênitos fetais.

Neste novo estudo, realizado na Universidade da Califórnia, em São Francisco, pesquisadores avaliaram as alterações laboratoriais entre 13.772 pacientes, portadores de acne grave e que foram tratados com o medicamento entre 1995 e 2002. A idade média dos pacientes no estudo foi de 19 anos, sendo que metade deles era do sexo feminino.

As alterações detectadas incluíram um aumento de 44% nos níveis de triglicérides, um aumento de 31% no colesterol total, e um aumento de 11% nos níveis das enzimas hepáticas.

Os valores dos exames alterados retornaram ao normal, na maioria dos pacientes, três meses após a suspensão do tratamento.

Fonte: Archives of Dermatology, August 2006; vol 142: pp 1016-1022

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários