Notícias de saúde

Proteína intestinal pode ajudar a combater infecções

31 de agosto de 2006 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos descobriram uma proteína intestinal que defende o órgão contra invasões microbianas. O achado oferece uma nova visão acerca de como o intestino luta contra os organismos infecciosos, disse uma equipe do Centro Médico da Universidade do Texas, e poderia conduzir a tratamentos para doenças inflamatórias e infecções intestinais.

Segundo os investigadores, quando o revestimento intestinal entra em contato com bactérias, produz uma proteína que se liga a açúcares que são parte da superfície externa bacteriana. Uma vez ligadas, estas proteínas rapidamente destroem os alvos bacterianos.

Os investigadores usaram camundongos criaram dentro bolhas estéreis plásticas. Como os camundongos nunca tinham estado em contato com micróbios no mundo externo, eles não tinham as bactérias que normalmente colonizam o intestino.

Durante o estudo, os camundongos foram expostos a tipos diferentes de bactérias intestinais. Os investigadores observaram como o revestimento celular intestinal dos roedores respondeu a estes invasores.

Esta proteína é chamada RegIIIgama nos camundongos e HIP/PAP em seres humanos. A proteína pode ajudar crie uma "cerca" que protege a superfície intestinal contra as invasões das bactérias.

O estudo foi publicado no número de 25 de agosto da revista Science.

Fonte: Science 25 August 2006 Vol. 313. no. 5790, pp. 1126 - 1130

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários