Notícias de saúde

Cabras transgênicas produzem leite "humano"

14 de agosto de 2006 (Bibliomed). Investigadores, que pesquisam transgênicos, estão tentando tornar o leite um alimento ainda melhor. Um novo estudo mostra que o leite da cabra, modificado para ser mais similar ao leite humano, reduz a quantidade de bactérias, capazes de causar doenças no intestino de animais de experimentação. Eventualmente, as cabras modificadas transgênicamente, poderiam produzir um leite mais saudável, e melhorar a saúde das crianças em países do terceiro mundo.

A Organização Mundial de Saúde estima que aproximadamente 2 milhões de pessoas morrem a cada ano, por infecções bacterianas que causam diarréia e desidratação. As crianças menores de 1 ano, que vivem em países pobres, estão sob maior risco destas infecções. Um leite de origem animal, mas que contivesse algumas propriedades do leite materno, poderia ser capaz de reduzir esta mortalidade.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia têm trabalhado para desenvolver cabras que produzam um leite mais semelhante ao leite materno, para ser usado pelas crianças mais velhas. Em 1999, os investigadores projetaram uma cabra capaz de ter um leite de características semelhantes às do leite humano. Um trabalho subseqüente mostrou, que o leite transgênico, reduziu o crescimento bacteriano em culturas de laboratório.

Agora, a equipe usou animais de laboratório (porcos), para avaliar o crescimento de bactérias coliformes, e verificou a sua eficácia em reduzir a população bacteriana.

Os investigadores acreditam, que um resultado semelhante, será obtido quando o leite transgênico vier a ser usado em seres humanos. O achado foi divulgado através da revista Science Now.

Fonte: Science Now. 4 August 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários